Home / 5 dicas fáceis e práticas que deixam sua casa muito mais agradável em dias quentes

5 dicas fáceis e práticas que deixam sua casa muito mais agradável em dias quentes

   3 de março de 2017                admin

Quando o verão chega ao Brasil já sabemos que teremos semanas de calor severo. Os dias têm uma sensação de clima abafado, inclusive à noite.

Não é toda casa ou apartamento que é projetado considerando as características do clima local e fatores que aperfeiçoam o conforto e a temperatura para uma residência, tornando determinados ambientes em fornos ou saunas neste período quente.

O que muitas vezes não sabemos é que existem maneiras simples de amenizar a temperatura, fazendo com que nossa residência tenha mais frescor e seja menos dependente de ventiladores e ares-condicionados.

Reunimos dicas simples e práticas que deixam a sua casa muito mais agradável nos dias de calor. Confira:

Pintar o telhado de branco

Tonalidades escuras tem uma alta absorção de luz solar, portanto, recebem muito calor também. No entanto, pintar o telhado da sua casa de uma cor clara ou optar por telhas de cores claras é uma opção que irá reduzir muito a radiação solar que uma casa recebe. Existem produtos no mercado que conseguem refletir até 90% do calor.

Telhado Verde

Você sabe o que é um telhado verde? Essa cobertura é uma técnica usada na arquitetura plantando árvores e plantas no topo de residências e edifícios. O teto é impermeabilizado e drenado criando condições para a execução do telhado verde. Essa é uma forma de contribuir com o microclima local, ajudando a biodiversidade nas cidades e reduzindo o calor absorvido pela casa.

Proteja as janelas das fachadas mais quentes

No Brasil e no hemisfério sul, as casas com fachadas localizadas a Norte e a Oeste são as que mais sofrem com o sol durante o verão. A ideia é proteger as janelas por fora com um toldo antes que o calor chegue à sua casa. O sombreamento das janelas diminui o efeito do calor nas fachadas.

Pinte o interior do seu lar com cores claras

Tonalidades claras são capazes de refletir o calor melhor do que as cores escuras, que comprovadamente absorvem calor. Outra vantagem das cores claras no interior dos ambientes: tons leves causam sensação de frescor.

Tenha muitas plantas

Separe um canto da sua casa para cuidar de algumas plantas. Se você viver em uma casa com um bom quintal, plante árvores para dar frescor ao seu microclima e sombrear a casa. Cortinas verdes são boas opções para quem tem espaço para trepadeiras. Plantas e fontes de água amenizam a temperatura de qualquer espaço e umidificam o ar.

Por fim, é importante destacar que a linha Guardian Residence da Guardian se trata de vidros de controle solar e foi desenvolvida especificamente para aplicação residencial, mantendo o lar agradável em dias quentes. Vidros de controle solar, como o Light Blue 52, são ótimas opções para reduzir o consumo de energia elétrica com o ar-condicionado, já que reduzem em 64% a entrada de calor solar. Conheça mais sobre ela aqui.

Compartilhe:            

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial