Home / 5 dicas rápidas e certeiras para economizar energia no projeto comercial

5 dicas rápidas e certeiras para economizar energia no projeto comercial

   3 de julho de 2018                Guardian

A conta de luz quase sempre vem acompanhada do susto. Como o Brasil, um país tão rico em fontes de energia primária, tem uma das tarifas mais caras do mundo? As hidrelétricas, responsáveis por mais de 80% da energia produzida no nosso país, nem tem um custo variável tão alto.

 

Os impostos, a transmissão e a distribuição são os grandes fantasmas do alto preço da conta de luz. Prejuízo para o bolso do consumidor e para a economia brasileira. A indústria nacional perdeu competitividade por causa dos excessivos aumentos de tarifa e o setor sofreu com um salto de 80% no preço da energia nos últimos cinco anos.

 

Mesmo diante de um problema, há sempre diversas possibilidades: lamentar, pedir ajuda aos céus ou, com o perdão do trocadilho, gastar a nossa energia para economizar a elétrica. O consumidor, que há tempos já se vira para economizar energia no conforto do seu lar, pode levar essa prática para o ambiente profissional.

 

Preste atenção na lista com cinco dicas para empreendedores e colaboradores arrasarem no consumo consciente de energia nos prédios comerciais. Veja como a Guardian pode contribuir bastante nessa missão.

 

Beleza, tecnologia e economia de energia

 

Os vidros de controle solar da linha SunGuard, da Guardian, ajudam muito na redução do consumo de energia elétrica. Eles bloqueiam os raios solares de forma superinteligente, proporcionando conforto térmico e visual, fazendo com que os colaboradores não sintam tanta necessidade de usar o ar-condicionado e a iluminação interna. É uma forma simples de aliar beleza para o seu projeto (diferenciando-os do demais), economia e eficiência energética. Para resumir: economize com a linha de vidros SunGuard. A linha oferece 5 tonalidades de vidro diferentes: Neutro, Prata, Verde, Azul, e Champagne.

 

Troque a iluminação

 

Com as lâmpadas de LED, a velha lição faz todo o sentido: menos é mais. Para se ter uma ideia, 1 watt de potência dessas lâmpadas equivale a 2,5 watts da lâmpada fluorescente. Ela produz a mesma quantidade de luz, com um número menor de watts de potência, por isso, a economia de energia é tão alta.

 

E não para por aí, não. Elas são sustentáveis e duram três vezes mais que as fluorescentes, ou seja, são ideais para as empresas. O preço e a instalação podem até ser um pouco salgados, mas, a curto prazo, as lâmpadas de LED vão reduzir drasticamente o consumo de energia do prédio. Também é importante instalar temporizadores nas luzes das garagens, por exemplo. Se houver a presença de alguém, a luz acende. Quando o ambiente estiver vazio, a luz permanece apagada.

 

Energia também é sinônimo de equilíbrio

 

O quadro de distribuição, como o próprio nome diz, deve distribuir a energia de forma inteligente e consciente. Então, um profissional precisa fazer uma previsão da quantidade de carga que cada área ou cômodo usará. Se um único condutor ficar sobrecarregado, a vida útil dos aparelhos diminui e, claro, o consumo de energia aumenta.

 

O fantasma do ar-condicionado

 

Para muita gente, o ar-condicionado é um mal necessário, porque apesar de ventilar o ambiente, aumenta o consumo de energia e traz, de brinde, problemas respiratórios. Mas como suportar um clima tropical como o nosso? O problema do consumo a gente consegue resolver. O selo do PROCEL classifica os aparelhos de A a D, sendo A o mais econômico. Seja sábio também na hora de dimensionar. Aparelhos maiores devem ficar em salas com mais pessoas. Os menos potentes, em áreas menores. Simples, né? Questão de bom senso!

 

Todos por um

 

Os colaboradores também precisam ser responsáveis. No fim do expediente, desligue os computadores. “Ah, mas em stand-by eles não gastam muito”, diriam os mais espertinhos. Se você também pensa assim, temos uma notícia: o modo de espera consome energia, sim. Os aparelhos chegam a gastar cerca de 10% da energia de quando estão ligados.

Agora que você já está por dentro das dicas, mãos à obra. E só para refrescar sua memória: os vidros de controle solar da linha SunGuard podem reduzir bastante o consumo de energia  gerado pelo ar-condicionado. É sempre uma ótima opção para o seu empreendimento comercial.

Compartilhe:            

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial