Home / 7 coisas tóxicas que fazem mal à saúde da sua família e ao meio ambiente

7 coisas tóxicas que fazem mal à saúde da sua família e ao meio ambiente

   29 de novembro de 2016                admin

Existem itens na nossa casa tão comuns em nosso cotidiano que não fazemos ideias dos perigos que eles representam. São objetos aparentemente inocentes, mas carregados de químicos e tóxicos que podem fazer mal à saúde da sua família e ao meio ambiente.

Nós não notamos, mas a quantidade de químicos que consumimos diariamente é prejudicial ao nosso corpo, por isso, vamos te ajudar. Criamos uma lista com as coisas tóxicas que temos dentro de casa e as melhores formas de substitui-las e evita-las. Confira:

Garrafas de água

Problema: Bisphenol A (BPA) e Bisphenol S (BPS). Estes dois químicos estão presentes em garrafas plásticas e podem causar problemas hormonais. O BPA imita o estrogênio e prejudica bebês e crianças, sendo trocado muitas vezes por BPS – um substituto conhecido por atrapalhar o funcionamento das células.

Solução: Opte sempre por garrafas feitas de polipropileno, que pode ser reconhecido pelo símbolo PP ou código de reciclagem 5 nos rótulos do produto ou compre garrafas reutilizáveis de vidro ou aço inoxidável.

Recipientes de plástico

Problema: Ftalatos – um grupo de químicos usados em vários produtos de consumo para garantir flexibilidade.  Eles simulam os efeitos de alguns hormônios, interferindo no desenvolvimento fetal e no sistema reprodutivo. Muitas vezes são substituídos por químicos relacionados à pressão alta e resistência à insulina em adolescentes.

Solução: Evite embrulhar seus alimentos com plástico filme e prefira recipientes de vidro e cerâmica. Se o plástico for necessário, verifique a composição do produto e prefira os que forem feitos de polietileno. Nunca, em hipótese alguma leve plástico ao micro-ondas!

Carpetes

Problema: PFOA e PFAS – Estes produtos são usados para tornar o carpete resistente a manchas. Eles estão ligados a enfermidades como câncer, hipo e hipertireoidismo.

Solução: Quando você for comprar um novo carpete, procure por aqueles feitos com materiais naturais e não tratados como sisal ou lã. Você terá mais trabalho na limpeza do carpete, mas é preferível isso ao arriscar sua saúde.

Pipoca de microondas

Problema: Diacetil e 2,3 pentanedione são compostos presentes no sabor artificial da manteiga. Eles causam diversos problemas respiratórios, e os trabalhadores de fábricas de pipoca de micro-ondas tem até um apelido para isso: pulmões de pipoca.

Solução: Sempre leia os ingredientes nos rótulos dos alimentos que consome e evite sabores artificiais. Você ainda pode fazer a pipoca normal e adicionar seu próprio sabor – sugerimos experimentar pimenta, manjericão e também açúcar com canela.

Limpeza para as mãos

Problema: O Triclosan é um composto antimicrobiano usado para matar germes usado há muito tempo e desde então é relacionado à disfunções hormonais, como infertilidade e puberdade precoce. Estudos com ratos de laboratório também apontaram para sua relação com câncer. Algumas marcas usam cloreto de benzalcônio como alternativa menos grave, mas que pode ter como efeito irritação respiratória e asma.

Solução: Evite produtos antibacterianos. A não ser que você trabalhe em ambientes que exigem limpeza impecável, eles não serão necessários. Lave suas mãos com água e sabão em vez disso. Se você faz questão, procure produtos com álcool etílico.

Sofás

Problema: PBDEs e Tris – Estes químicos são comumente usados como retardadores de chamas em muitos sofás. Eles são facilmente transportados do móvel para o ar e são suspeitos de causar câncer e disfunções endócrinas.

Solução: Quando comprar um sofá, verifique e confirme de que eles não contem químicos retardadores de chamas.

Com essas dicas, você está mais atento aos males que podem fazer mal dentro da sua casa e está pronto para procurar por alternativas que fazem bem a você e ao meio ambiente. Na Guardian, estamos comprometidos com o uso eficiente de recursos naturais, e principalmente, com a saúde e do bem-estar de nossos empregados e da comunidade. Afinal, as pessoas são o nosso maior patrimônio. Por isso, cumprimos todas as leis e regulamentações aplicáveis ao meio ambiente, saúde e segurança relacionadas às nossas atividades, bem como outras normas ou requerimentos adotados pela organização.

Compartilhe:            

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial