Home / 5 Pontos Importantes Para A Entrega Perfeita

5 Pontos Importantes Para A Entrega Perfeita

   2 de maio de 2016                Guardian

entrega perfeita

Um bom projeto não é, por si só, garantia suficiente para que aconteça uma entrega perfeita. É preciso que a gestão do projeto seja eficaz, ou tudo poderá ir por água abaixo.  Com um bom modelo de gestão, os pontos que precisam ser melhorados serão identificados e as resoluções para essas questões serão encontradas. Confira em nosso post cinco dicas para gerenciar projetos de arquitetura eficientemente:

Determine o número de horas dedicadas ao projeto

Uma das primeiras dicas para garantir uma entrega perfeita é definir, de antemão, o tempo dedicado a cada projeto. É comum a escritórios de arquitetura ter de lidar com mais de um projeto ao mesmo tempo. Essa situação exige a definição da carga horaria que será dedicada a cada concepção.

Ao mesmo tempo, deve-se saber que não será possível dedicar a mesma quantidade de tempo para cada projeto, já que possivelmente se encontrarão em estágios diferentes, com um logo no seu início e outro no processo de conclusão, por exemplo. Para que o andamento seja correto e um não obstrua o outro, defina inteligentemente o tempo que será reservado para cada um, considerando a dimensão do projeto, seu estágio, o número de arquitetos envolvidos etc.

Faça brainstormings

Criar essa “tempestade de ideias” com toda a equipe será importantíssimo, principalmente no período mais criativo do projeto – mas não pode se restringir a apenas este momento.

Esse brainstorming ajudará a encontrar novas soluções, evidenciar problemas e oferecer soluções, além de unir a equipe. Essa discussão colaborativa fará o trabalho render mais e dará a todos os arquitetos envolvidos a sensação de maior envolvimento no trabalho do escritório.

Utilize softwares de gestão

Softwares de gestão fazem um ótimo trabalho para otimizar e gerenciar as rotinas do escritório. Com eles, você pode atualizar deadlines, cobrar tarefas atrasadas, definir prazos e orçamentos do projeto, anotar novas sugestões e agendar reuniões. Poderá, ainda, deixar todos os envolvidos situados no andamento do projeto. Essas ferramentas otimizam o tempo do escritório e as horas que sobrarem serão empregadas no aperfeiçoamento dos projetos.

Controle o orçamento

Uma das dicas essenciais para garantir a entrega perfeita é o controle do orçamento. Embora pareça óbvia, essa é uma questão que frequentemente se torna um problema devido ao mau gerenciamento. Em alguns casos, o cliente disponibiliza um orçamento inicial e por alguma razão acaba precisando diminuí-lo – seja sobre o projeto ou sobre a obra final. Ou em outros casos, você desenvolve o projeto com uma verba bem reduzida e no final, o cliente quer algo mais robusto e aumenta a verba. Por isso sempre opere com margens mínimas e máximas em seus projetos.

Tenha foco

Ponto importantíssimo: mantenha o foco sempre. Por exemplo, suponha que a prioridade do momento é um projeto simples, com um orçamento moderado que não permite maior sofisticação. Sendo assim, não vale a pena planejar a implementação de detalhes que farão o valor da verba extrapolar o orçamento disponível. Isto fará com que você perca tempo demais em algo que não é viável e que poderia ser dedicado a encontrar soluções reais para o projeto.

Você está atento a todos os pontos que citamos para obter uma entrega perfeita? Deixe o seu comentário abaixo! Para saber mais sobre os produtos Guardian e acompanhar as novidades do setor, acompanhe a Guardian nas Redes Sociais!

 

Produtos-Guardian-Banner

Compartilhe:            

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial