Home / Você sabe qual é o tipo de vidro indicado para a sua casa?

Você sabe qual é o tipo de vidro indicado para a sua casa?

   12 de outubro de 2016                Guardian

Ah, o vidro…. Um recurso muito usado na arquitetura para integrar ambientes entre si, ou com a área externa, e iluminar espaços. As chapas de vidro podem se transformar em escadas, substituir paredes, servir como portas e até como revestimento. Enfim, um universo de possibilidades! Para cada um desses usos, existe um tipo de vidro com espessura e tratamento diferente.

A espessura

A espessura, é um detalhe que dependerá da localização da obra, a fixação e dimensões. A localização é determinante devido à velocidade do vento que atingirá o local, exigindo vidros com graus de resistência diferentes.

No entanto, quando ele é instalado sem caixilhos (estruturas de alumínio que funcionam como uma moldura para o vidro) também vai precisar ser mais espesso. Neste tipo de fixação o vidro é nomeado de autoportante.

E é interessante você saber que, quanto maior for a área total da chapa de vidro que será instalada, maior será sua espessura.

No mercado encontramos duas medidas padrões para a fabricação das chapas de vidro: 2,2 x 3,2 ou 2,4 x 3,2 metros. Para quem deseja construir divisórias ou paredes de vidro ainda mais contínuas pode investir nas chapas jumbo, de medida de 3,6 x 6 metros. Esse tipo de formato quase sempre é feito sob encomenda.

Além da espessura, o local de instalação e o tipo de fixação do vidro também vão demandar que ele seja laminado ou temperado, por exemplo.

Laminado e temperado

De acordo com a norma 1799 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), vidros usados acima do pavimento térreo como guarda-corpo em varandas e escadas, em vidraças externas sem proteção e parapeitos precisam obrigatoriamente ser laminados. Caso você não saiba, vidros laminados são aqueles com uma película interna que evita com que a peça se estilhasse em caso de quebra.

Vidros temperados são obrigatórios no caso da fixação sem caixilhos. Este tipo de vidro passa por um processo de fabricação que o torna cinco vezes mais resistente do que o vidro comum.

Modelos temperados de 8 milímetros são os mais indicados para o box do banheiro e para as divisórias internas entre os espaços. Vidros comuns de 4 a 6 milímetros são suficientes para janelas convencionais de casas.

Controle Solar e Termoacústicos

Optar por vidros no lugar de paredes externas de alvenaria, nas varandas e fachadas pode ser uma opção que tornará o imóvel mais sustentável e dá um visual incrível. Vidros de controle solar, como todos os da linha SunGuard, colaboram com a eficiência energética da casa, permitindo o uso abrangente da iluminação natural e diminuem a necessidade do ar condicionado.

Vidros duplos são os mais eficientes para quem procura por privacidade com uma função termoacústica. Eles são feitos com duas camadas de vidros intercaladas por uma câmara de ar, que age reduzindo a passagem de calor e de som para o cômodo.

Com tantas utilidades, você provavelmente imaginou uma forma de usar vidros na sua casa! Não perca tempo! Conheça todos os produtos da Guardian e todas as suas linhas de vidros multiuso! Acesse o site: http://www.guardianbrasil.com.br/ e veja como a Guardian pode ajudar você a projetar o incrível!

Compartilhe:            

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial